Felipe Massa venceu o Grande Prémio de Fórmula 1 da Turquia. Esta foi a terceira vitória consecutiva do piloto brasileiro esta temporada.
Corpo do artigo
Com esta vitória a Ferrari lidera a classificação por marcas. Na frente da classificação geral está Kimi Raikonnen. O piloto brasileiro Felipe Massa é segundo e Lewis Hamilton é terceiro.
Felipe Massa, segundo classificado no Mundial com 28 pontos, ficou à frente do britânico Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes) e do seu colega de equipa e campeão mundial em título, Kimi Raikkonen.
A corrida, neutralizada pouco depois da saída para permitir a retirada na primeira curva dos monolugares do italiano Giancarlo Fisichella e do japonês Kazuki Nakajima, não teve grande história, com Massa, que detinha a «pole position», a dominar.
«Foi fantástico e foi difícil. O Lewis (Hamilton) estava a pressionar muito durante toda a corrida, mas três paragens era ser demasiado optimista e isso proporcionou uma vantagem considerável», disse no final Felipe Massa.
As mudanças na frente aconteceram apenas quando o piloto brasileiro da Ferrari teve que parar para abastecer e mudar de pneus, num circuito em que Massa costuma dar-se bem e onde, uma vez mais, não encontrou problemas para vencer.
Lewis Hamilton, segundo no Grande Prémio, adoptou uma táctica que o levou por três vezes às "boxes", mas suficiente apenas para controlar a distância em relação a Kimi Raikkonen, terceiro classificado.
O piloto britânico justificou as três paragens porque a segurança dos seus pneus não estava garantida, lembrando que no último ano na Turquia teve problemas com os pneumáticos.
O quarto e quinto lugares foram para os pilotos da BMW, o polaco Robert Kubica e o alemão Nick Heidefeld, enquanto em sexto terminou o espanhol Fernando Alonso.
O campeonato mundial continua a ser liderado por Kimi Raikkonen, agora com 35 pontos, seguido do seu colega de equipa Felipe Massa, em igualdade pontual com Lewis Hamilton (28), enquanto Robert Kubica (BMW-Sauber) é
quarto (24).
O espanhol Fernando Alonso é oitavo classificado, com nove pontos. A próxima corrida do Mundial é o Grande Prémio do Mónaco, em Monte Carlo, e está agendada para 25 de Maio.