Com apenas 24 anos, o espanhol Fernando Alonso pode sagrar-se campeão mundial de Fórmula 1, a duas provas do final do campeonato. Em Espanha, já se fazem os preparativos para festejar o regresso do campeão que, para os amigos, é tão simplesmente, o Nano.
Corpo do artigo
Metade da população de Oviedo, terra natal de Fernando Alonso, vai sair à rua para festejar o título de campeão do Mundo de Fórmula 1 que o asturiano pode conquistar este domingo no Brasil.
Segundo a empresa espanhola, são esperados cerca de 100.000 habitantes junto ao fontanário Rabinona da Plaza de América, onde a população habitualmente se concentra para festejar êxitos dos clubes locais e, mais recentemente, do prodígio que se pode tornar o mais jovem campeão do Mundo de Fórmula 1.
Com apenas 24 anos, cumpridos a 29 de Julho, Nano para os amigos, está na principal equipa de Fórmula 1 da actualidade, o team da Renault.
Antes, Alonso passou pela Minardi e, há 5 anos atrás, ainda estava na Fórmula 3000.
A loucura pelos carros começou aos 3 anos quando conduziu pela primeira vez um kart. Aos 12 anos torna-se campeão de Espanha em kart e, aos 15, é campeão do mundo em júniors
Depois, é o que se sabe: um talento precoce que bate uma série de recordes na Fórmula 1 e que ganha uma multidão de adeptos em Espanha.
Alonso ganha 14 milhões de euros por ano e diz que quer manter-se simples. Quando sai do carro, diz, continua a ser o Nano dos amigos.
Durante a prova, que começa às 14:00 locais (18:00 em Portugal continental e 19:00 em Espanha), o auditório Príncipe Felipe, em Oviedo, vai ser o ponto de convergência dos adeptos, que esgotaram os 2000 lugares da lotação em apenas uma hora para seguir juntos a corrida em ecrã gigante.
O canal de televisão Telecinco, que detém os direitos de transmissão da Fórmula 1 para Espanha, espera bater um novo recorde de audiência, depois de há duas semanas ter sido estabelecido um máximo por ocasião do Grande Prémio da Bélgica, com 6,3 milhões de espectadores e 54,4 por cento de audiência.