O piloto espanhol e campeão mundial em título da Formula 1, Fernando Alonso, vai fazer parte da escuderia Mclaren-Mercedes a partir de 2007. Fica por saber qual dos dois actuais pilotos, Montoya ou Raikkonnen, vai ceder o lugar ao mais jovens campeão da modalidade.
Corpo do artigo
A escuderia anglo-saxónica Mclaren-Mercedes anunciou, esta segunda-feira, a contratação do piloto espanhol Fernando Alonso para o Mundial de 2007.
Num comunicado emitido pela escuderia, o mais jovem campeão do Mundo da história da Fórmula 1 diz que sente alguma tristeza por deixar a Renault no final do próximo Campeonato do Mundo, mas «por vezes há oportunidades boas demais para se deixarem passar».
Alonso refere que fazer parte «de uma equipa com tanto desejo de sucesso é um sonho para qualquer piloto» e manifesta-se «impaciente» pelo início da temporada de 2007 e pela sua ligação efectiva à equipa de Woking: «Será um novo começo para mim».
«Estou satisfeito por termos conseguido fazer já o anúncio, para me concentrar a 100 por cento na próxima temporada e na defesa do título mundial», disse Alonso.
Segundo o Serviço de Informação Desportiva (SID), a contratação de Alonso terá sido financiada pela operadora Vodafone, o novo patrocinador da McLaren-Mercedes. Este patrocínio entra em vigor a partir de 2007, após o contrato da Ferrari expirar no final do Campeonato do Mundo de 2006.
Quem sai?
Fica agora por saber qual dos dois actuais pilotos da escuderia anglo-saxónica - o colombiano Juan Pablo Montoya e o finlandês Kimi Raikkonen - vai ceder o lugar a Alonso.
«Estamos a negociar com os nossos pilotos Juan Pablo Montoya e Kimi Raikkonen para a temporada de 2007. Ambos, Juan Pablo e Kimi, são pilotos de Fórmula 1 extremamente talentosos, profissionais e competitivos», disse o director da McLaren-Mercedes, Ron Dennis.
Segundo Dennis, Montoya e Raikkonen, o vice-campeão do Mundo de 2005, devem por agora concentrar-se na temporada de 2006, de cujos resultados deve depender a decisão acerca do piloto que vai correr ao lado de Alonso em 2007.
«A nossa meta para o próximo ano é clara: queremos ganhar corridas e ter em 2007 dois campeões do Mundo a correr pela nossa "scuderia"», afirmou Dennis.
Alonso, que ganhou sete Grandes Prémios do campeonato de 2005 ao volante de um Renault, tem 24 anos - nasceu em 27 de Julho de 1981- e bateu o recorde estabelecido em 1972 pelo brasileiro Emerson Fittipaldi, que ainda era o mais jovem campeão do Mundo de sempre na Fórmula 1.