O social-democrata Fernando Negrão que dirigiu a Polícia Judiciária durante quatro anos e que depois foi ministro da Justiça defendeu, esta segunda-feira, a criação de um Ministério do Interior, uma hipótese também lançada por Alípio Ribeiro, director nacional da PJ.
Corpo do artigo
Fernando Negrão considerou que um organismo com esse perfil garantiria uma maior eficácia das polícias e do próprio sistema judicial.
«Temos que começar a olhar para o Ministério do Interior, e chamo-lhe assim porque ele vai perdendo competências para lá das forças de segurança, de uma forma securitária porque temos que deixar o assegurar dos direitos, liberdades e garantias para os juízes nos tribunais, para os advogados que todos os dias fazem isso na sua actividade diária e para as várias estruturas da sociedade civil que felizmente se preocupam com os direitos, liberdades e garantias», adiantou.
Fernando Negrão salientou ainda que defende um Ministério do Interior, porque considera que o Ministério da Administração Interna «vai perdendo competências noutras áreas e vai cingindo-se à área da segurança».