Carlos Queirós foi outro dos muitos portugueses que não ficaram indiferentes à nomeação de Luís Figo pela FIFA, como «Jogador do Ano 2001». De acordo com o actual seleccionador da África do Sul, esta distinção é «um culminar da carreira de um grande talento».
Corpo do artigo
Carlos Queirós, ex-seleccionador nacional e treinador do Sporting, e actual responsável técnico pela selecção da África do Sul, mostrou-se esta segunda-feira bastante satisfeito pelo facto de Luís Figo ter sido eleito pela FIFA como «Jogador do Ano 2001» e, obrigatoriamente, como melhor jogador do mundo.
O técnico português não escondeu a sua felicidade pelo internacional luso do Real Madrid, ao qual não poupou elogios: «Este prémio é um culminar de uma grande carreira, da carreira de um grande jogador, um atleta empenhado nos treinos e que é portador de um grande talento. Este é momento é como que um tributo a um grande campeão», começou por comentar.
«Tive o privilégio e o prazer de privar e trabalhar com Luís Figo desde os seus 13 anos. É um jogador magnífico, fabuloso, que desde o início da sua carreira desportiva conseguiu apresentar-se e jogar sempre ao seu melhor nível», concluiu.
Também Joseph Blatter, presidente da Federação Internacional do Futebol (FIFA), comentou com agrado o facto de Luís Figo ter sido escolhido pela mais importante organização mundial de futebol como «Jogador do Ano 2001».
«Estou muito contente por Luís Figo. É um modelo de classe dentro e fora dos relvados. É também uma personalidade com grande valor moral, e que serve de exemplo para toda a juventude», disse.
Vítor Baía congratulou-se por Luís Figo
Um dos muitos companheiros de Luís Figo na selecção portuguesa que se congratulou pelo feito alcançado pelo internacional luso do Real Madrid foi o guarda-redes do FC Porto Vítor Baía, que recentemente regressou em pleno aos relvados, depois de uma prolongada e arreliadora lesão no joelho direito.
Vítor Baía destacou que Luís Figo «é um grande jogador, que merece inteiramente este prémio», e que teve imenso «mérito» em torno desta conquista.
Toni, treinador do Benfica, e Octávio Machado, treinador principal do FC Porto, também deram conta do seu contentamento e admiração pelo grande jogador que é, na realidade, Luís Filipe Madeira Caeiro Figo.