Luís Figo e Zinedine Zidane voltam a lutar pelo título de melhor futebolista a actuar nos palcos europeu do ano 2000. Desta vez, é uma votação do diário uruguaio «El País», que premeia igualmente o melhor jogador sul-americano.
Corpo do artigo
O internacional português Luís Figo e o francês Zinedine Zidane, são os candidatos ao título de melhor jogador europeu do ano, numa votação organizada pelo diário uruguaio «El País», intitulada «Rei do Futebol».
Os dois futebolistas não têm gerado consenso sobre quem foi o melhor de 2000: Zidane venceu o troféu atribuído pela Federação Internacional de Futebol (FIFA), mas Figo ganhou a prestigiada «Bola de Ouro», atribuída pela revista «France Football».
O jogador da Juventus foi um dos principais responsáveis pela vitória da França no Euro 2000, mas Figo, apesar de nada ter conquistado, protagonizou uma época de altíssimo nível, no Barcelona, Real Madrid e selecção portuguesa.
Outros jogadores a actuar na Europa que reuniram uma significativa quantidade de votos foram o ucraniano Andrei Shevchenko (AC Milão, Itália), o argentino Gabriel Batistuta (Roma, Itália) e o inglês David Beckham (Manchester United, Inglaterra).
Pelo título de melhor futebolista do continente americano, o argentino Juan Roman Riquelme e o brasileiro Romário perfilam-se como os principais favoritos à vitória final.
O colombiano Oscar Córdoba, o paraguaio Carlos Gamara, antigo defesa do Benfica, e o prodígio argentino Javier Saviola também estão na corrida, a uma semana da decisão final.
Participam na votação mais de duzentos jornalistas da Europa e América, especializados em futebol, que enviam para o «El País» os formulários preenchidos, a partir dos quais serão encontrados os vencedores.