«André Valente», de Catarina Ruivo, e «Cold Wa(t)er», de Teresa Villaverde, integram duas das competições do 57º Festival de Cinema de Locarno, que começa terça-feira na Suíça.
Corpo do artigo
A primeira longa-metragem de Catarina Ruivo foi seleccionada para a competição internacional, disputando o Leopardo de Ouro com 18 outras longas-mentragens, a maioria primeiras ou segundas obras em estreia mundial.
«André Valente», produzido pela Madragoa Filmes, chega às salas de cinema portuguesas a 16 de Setembro, centra-se na história de uma criança de oito anos a partir da separação dos pais e integra no elenco actores como Leonardo Viveiros e Rita Durão.
A competição internacional integra também «Ordo», da luso-francesa Laurence Ferreira Barbosa, rodado em Portugal e co-produzido por Madragoa Filmes com Gemini Films.
O filme «Visões da Europa», reúne 25 curtas-metragens, entre as quais «Cold Wa(t)er», de Teresa Villaverde, produzida pela Filmes do Tejo, e integra a competição vídeo da secção «Realizadores do Presente».
«Visões da Europa» é um filme feito de outros filmes, com perspectivas pessoais sobre a diversidade cultural da Europa, sobre os contrastes e semelhanças entre os diferentes países, numa altura de mudanças no seio da comunidade europeia.
Além de Teresa Villaverde, foram convidados realizadores como Peter Greenaway (Reino Unido), Aki Kaurismaki (Finlândia), Sharunas Bartas (Lituânia) e Fatah Akin (Alemanha).
A 57ª edição do Festival Internacional de Locarno prolonga-se até dia 14 e integra ainda um tributo a Marlon Brando, retrospectivas da cinematografia francesa e a atribuição do Leopardo de Honra da Ermanno Olmi.