A morte de Fernando Gil é lamentada por amigos e colegas de trabalho que lembram a importante obra deixada pelo filósofo português. Mariano Gago já anunciou a criação do Prémio Internacional Fernando Gil.
Corpo do artigo
«Uma pessoa muito importante e marcante da historia da filosofia e da ciência nos últimos anos». Foi desta forma que o ministro da Ciência e Tecnologia, Mariano Gago, lamentou a morte do filósofo português Fernando Gil de quem era amigo pessoal
Em declarações à estação de televisão SIC, Mariano Gago destacou a actividade profissional intensa que Fernando Gil manteve em Portugal e França, onde viveu e foi professor.
Da sua actividade profissional em Portugal, o ministro realçou a criação do gabinete de filosofia do conhecimento, da iniciativa "Ciência como cultura", na qualidade de consultor de Mário Soares, e do ciclo de debates "Ciência tal qual se faz", que em 2000 reuniu na Fundação Calouste Gulbenkian os melhores pensadores internacionais sobre ciência.
O governante, que lamentou a «enorme perda para a filosofia e a ciência» portuguesas, anunciou, entretanto, a criação do Prémio Internacional Fernando Gil, em homenagem ao filósofo português.
Em declarações à Agência Lusa, Mariano Gago adiantou que o prémio vai ser entregue à comunidade internacional científica para o dirigir e fazer com que «seja considerado um galardão de grande relevância e importância».
Eduardo Prado Coelho lamenta perda de amigo
Um amigo por quem tinha imensa admiração é como Eduardo Prado Coelho lembra Fernando Gil.
À TSF, Prado Coelho lembra as primeiras opiniões que escreveu sobre os primeiros livros de Fernando Gil: «Ele tinha ficado sempre grato por essa espécie de reconhecimento que eu nem sei bem por que razões tive a não ser a admiração, porque eu não o conhecia. A partir dai fui seguindo a sua obra, escrevi algumas das reacções mais polémicas, como ele próprio escrevi sobre mim. Tivemos discordâncias, mas manteve-se sempre uma grande amizade!».
Cavaco Silva presta homenagem a nome cimeiro da cultura portuguesa
O Presidente da República, Cavaco Silva, também já prestou homenagem ao filósofo português.
Através de uma mensagem de condolências enviada à família de Fernando Gil, Cavaco Silva «presta homenagem ao homem de cultura e de convicções profundas que foi Fernando Gil e endereça à sua família as mais sentidas condolências».
Para Cavaco Silva, Fernando Gil «foi um dos nomes cimeiros da cultura portuguesa das últimas décadas».
«Autor de uma obra enciclopédica, onde a filosofia se cruza com os mais diversos domínios do saber, professor e conferencista de reconhecido mérito, tanto em Portugal como no estrangeiro, marcou sucessivas gerações de estudantes e esteve ligado à criação de vários centros de investigação e a múltiplas iniciativas cientificas», acrescenta a mensagem.
Recorde-se que Fernando Gil foi membro da comissão de honra de Cavaco Silva nas últimas eleições presidenciais.