A campanha de recolha de alimentos do Banco Alimentar Contra a Fome vai estar este fim-de-semana nos supermercados de algumas das principais cidades do país.
Corpo do artigo
A campanha irá decorrer em cerca de 500 estabelecimentos comerciais de Lisboa, Porto, Coimbra, Évora, Aveiro, Abrantes, S. Miguel, Setúbal, Cova da Beira e Leiria-Fátima.
Nesses locais os portugueses vão ser convidados a oferecer bens alimentares, que serão depois distribuídos por pessoas com carências, através de instituições de solidariedade social.
Os cerca de 10700 voluntários vão estar à porta dos estabelecimentos comerciais, convidando cada cliente que entre a levar um saco de plástico do Banco Alimentar, que deve depois entregar à saída com a sua oferta.
Os bens pedidos são conservas, leite, azeite, açúcar, farinha, arroz e massas.
Apesar do Banco Alimentar realizar esta campanha duas vezes por ano junto da população, ela é responsável por apenas 12 por cento da recolha de alimentos recebidos anualmente, de acordo com Isabel Jonet em declarações à Agência Lusa.
Em cada mês, os 11 Centros Alimentares em Portugal são responsáveis pelo apoio a mais de mil instituições e quase 200 mil pessoas.
Segundo Isabel Jonet, são distribuídas em cada dia 42 toneladas de alimentos.
Os bancos alimentares são instituições particulares de solidariedade social e têm como objectivo evitar o desperdício de alimentos, recolhendo excedentes e encaminhando-os para a distribuição gratuita a pessoas carenciadas.