Dança, música de vários géneros, pintura e literatura são as sugestões diversificadas da agenda cultural para este fim-de-semana.
Corpo do artigo
Auto da Revisitação
Estreia neste sábado, no Mosteiro de Celas, em Coimbra, o «Auto da Revisitação» (na imagem). Esta produção não é propriamente uma adaptação do «Monólogo do Vaqueiro» de Gil Vicente, mas também não deixa de ser vicentina porque a linguagem e o imaginário do pai do teatro português sobrevivem nesta revisita. O texto é de Pedro Eiras e Jorge Louraço Figueira e a encenação é da responsabilidade de António Fonseca que também faz parte do elenco, ao lado de Fernando Landeira, Margarida Gonçalves e Sofia Moreira.
Corpo evento
O Espaço T é uma associação que visa a integração social e comunitária de idosos e indivíduos com problemas físicos, mentais e toxicodependências. São precisamente estas pessoas que realizam trabalho diário nos ateliers de terapia pela arte do Espaço T e que a partir do passado dia 1 e até meados de Dezembro apresentam o produto desse exercício no «Corpo Evento - V Ciclo de Espectáculos em Teatro e Dança».
Este ciclo prossegue neste sábado, no Grande Auditório do Teatro do Campo Alegre, pelas 21:30, e apresenta o espectáculo «Caminhos», do Centro de Dia da Paróquia de Nossa Senhora das Mercês, em Lisboa, com dramaturgia e encenação de Francisco Brás e pesquisa musical de João Luís. No domingo há um novo espectáculo, desta vez no Centro Paroquial de Alvarelhos, Trofa, em que o Teatro a Metro apresenta a sua interpretação de «Hominídeos» na primeira parte de um espectáculo que vai contar ainda com a peça «Baloiços de Papel», do grupo de teatro Os Garotos, do Espaço T, com encenação de Victor Hugo Pontes.
Música em Torres Novas
Inicia-se neste fim-de-semana o 3º Ciclo Internacional de Música de Torres Novas, que decorre até ao próximo fim-de-semana com um espectáculo diário. No sábado, a abrir o evento, os 4 Por Tango actuam às 21:30 no Museu Municipal. No domingo é a vez de um quinteto de cordas, constituído por solistas da Orquestra Gulbenkian, subir ao palco do Auditório do Choral Phydellius. Aníbal Lima (violino), Cecília Lima (violino), Isabel Pimentel (viola), Teresa Portugal Núncio (violoncelo) e Alejandro Erlich-Oliva (contrabaixo) tocam igualmente às 21:30.
«Wordsong - Homenagem a Al Berto» é a proposta do Teatro Ibérico para a noite deste sábado. A partir das 22:00, em Lisboa, Pedro d¹Orey (voz), Alexandre Cortez (programações, Baixo eléctrico) e Nuno Grácio (programações, Guitarra ) são acompanhados por Rui Alves (bateria e percussões), Filipe Valentim (teclados) e Nuno Franco (vídeo). Os convidados para esta homenagem que também sobem ao palco são João Peste - Pop Dell Arte (voz), J. P. Simões - Belle Chase Hotel (voz e saxofone), Tó Trips - Lulu Blind (guitarra) e TwoKinderMen (vídio).
Memórias
A Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras interpreta neste sábado, pelas 21:30, o concerto «Memórias», no palco do Auditório do Centro Cultural de Cascais. Dirigida pelo maestro Nicolay Lalov e liderada pelo solista Boyan Vodenichoc, a Orquestra tocará peças de Gideon Klein, Galina Ustvolskaya e Dimitri Schostakovitch, todos compositores russos do século XX, todos marcados por uma vida vivida sob o domínio de governos opressivos.
A Música de Gutto
O cantor Gutto mostra ao público o seu primeiro disco a solo neste sábado na MegaStore Valentim de Carvalho do Chiado. O álbum intitula-se «Private Show» e é apresentado num showcase com início marcado para as 17:00.
Música num clube quente
No Hot Clube de Portugal, no número 39 da Praça da Alegria, em Lisboa, há jazz. Neste caso a música é dada por Rodrigo Gonçalves (Piano), Mário Santos (Sax Tenor), Nelson Cascais (Contrabaixo), Alexandre Frazão (Bateria) E Mário Delgado (Guitarra).
Mais dois volumes
Dois novos livros são apresentados durante este fim-de-semana. O primeiro é lançado às 16:30 de sábado na biblioteca Municipal Camões, em Lisboa, e trata-se de «Desejo em Forma de Imagem», de Luís Telésforo. No domingo, pela mesma hora, é a vez de «Viver e Reviver Goa», uma colectânea de crónicas da autoria de Azira Can, ser apresentada na Casa de Goa, em Lisboa.
A artista plástica Teresa de Almeida e Silva expõe a partir deste sábado, na Galeria Ara, em Lisboa, 13 telas originais e recentes, datadas do ano 2002. A mostra ficará patente ainda até ao dia 31 de Dezembro.