O fim-de-semana prolongado vai ser marcado por céu nublado e chuva em quase todo o país. A excepção é a região sul do continente. Para evitar engarrafamentos, a BT da GNR aconselha alguns percursos alternativos.
Corpo do artigo
O vento vai soprar fraco de sudoeste. No entanto, no litoral a norte do Cabo Carvoeiro e nas terras altas das regiões do Norte e Centro pode registar-se vento moderado a forte.
Também para as regiões do Norte e Centro do país a previsão do Instituto de Meteorologia (IM) aponta para períodos de chuva, bem como uma ligeira subida da temperatura, em especial da mínima.
No domingo, o céu vai continuar nublado no continente, Madeira e Açores.
O IM prevê também a ocorrência de períodos de chuva, por vezes forte, nas regiões continentais do Norte e Centro, havendo ainda a possibilidade de nevar acima dos 1200 metros. Na Madeira as previsões apontam para a queda de aguaceiros e uma ligeira subida da temperatura.
Para o feriado, dia 1 de Dezembro, não há grandes alterações. O céu vai estar muito nublado e o vento moderado em todo o território. A chuva vai continuar a cair e a ameaça de neve acima dos 1200 metros mantém-se. Os termómetros deverão descer ligeiramente.
Percursos alternativos
Para os automobilistas que queiram fazer-se à estrada, a Brigada de Trânsito da GNR aconselha alguns percursos alternativos.
Quem quiser sair de Lisboa em direcção ao Norte pode seguir pela A8 (auto-estrada de Loures) até à saída da Marinha Grande e a partir daí optar pela EN 1 (IC2) até Leiria e de seguida pela EN 109 (IC1) até Espinho.
De Lisboa para o centro do país o mais fácil será seguir pela A1 até Torres Novas e a partir daí seguir pela A23 até ao Entroncamento, tomando depois a EN 110 (IC3) em direcção a Tomar.
Outra opção para este itinerário é a A1 até Pombal e a partir daí continuar pelo IC8 em direcção a Pedrogão Grande-Sertã e Proença-a-Nova.
Quem quiser deixar Lisboa em direcção ao barlavento algarvio pode seguir pela A2 até Grândola e aí optar pelo IP8 até Sines, em direcção a Odemira, e depois seguir por Aljezur (EN 120) até Lagos. Posteriormente os automobilistas devem tomar a EN 125.
Para o sotavento algarvio os automobilistas podem seguir pela A2 até Grândola Sul e a partir daí tomar a direcção de Santa Margarida do Sado, pela EN 259, seguindo por Ferreira do Alentejo (EN 121) até Beja. De seguida podem ir pela EN 122 por Mértola até Vila Real de Santo António.