O Instituto do Cinema, Audiovisual e Multimédia vai distribuir 990 mil euros por 22 projectos de curtas metragens seleccionados pelo Concurso de Apoio Financeiro Selectivo à Produção Cinematográfica de Curtas Metragens de Ficção 2002.
Corpo do artigo
Os resultados do concurso já foram homologados pelo secretário de Estado da Cultura. José Amaral Lopes e incluem projectos de Gonçalo Galvão Teles, com «Em Fuga», de João Carrilho, com «Realce», de José Barahona, com «Quem é Ricardo?», de João Figueiras, com «A 28ª Semana» e de Teresa Garcia, com, «O Caminho Perdido».
As curtas metragens de Jacinto Lucas Pires, «Nome Próprio», de José barahona, «Contracosta», de Pedro Caldas, «Da Minha Janela», de João Nisa, «A casa dos Espelhos, de Carmen Castello-Branco, «Cega Paixão», de Margarida leitão, Parte de Mim», e de João Ribeiro, «Tatana», foram também seleccionadas pelo concurso de apoio à produção cinematográfica.
A acrescentar à lista há ainda «Perímetro», de Miguel Seabra Lopes, «Os Caminheiros», de Luís Campos Brás, «Feira», de Marta Pessoam «Ao Fundo do Túnel», de João Pupo, «A6-13», de Raquel Jacinto e «Capítulo Final» de Victor Candeias.
Os subsídios do ICAM para a produção de curtas metragens vão ainda para os projectos de João Pinto Nogueira, com o «Cowboys na António Maria Cardoso», de Marcelo Felix, com «Paul», de Jorge Cramez, com «Nunca estou onde pensas que estou»,e de Iana e João Viana, com «Piscina».
O ICAM atribui subsídios de 45 mil euros sob a forma de subsídios a fundo perdido a todos os projectos, perfazendo então o total de 990 mil euros.