A NASA prepara-se para lançar, a 18 de Novembro, dois satélites cuja missão é obter imagens de alta resolução das florestas, dos centros urbanos e as migrações das baleias.
Corpo do artigo
A NASA projecta lançar a 18 de Novembro dois satélites cuja missão é obter imagens de alta resolução sobre as florestas da Terra, centros urbanos e controlar a migração das baleias.
Segundo informaram da agência espacial, ambos os satélites possuem tecnologias mais avançadas do que aqueles que actualmente orbitam em torno da Terra com essas funções.
Os satélites, denominados «Earth Observing 1 (EO1)» e SAC-C serão lançados para o espaço por um foguetão Delta que descolará da Base da Força Aérea, em Vanderbilt, Estado da Califórnia.
O SAC-C é um satélite que leva incorporados dispositivos para estudar a superfície da crosta terrestre, mas também sensores para controlar a deslocação de baleias e grandes cetáceos em que foram instalados emissores de sinais.
Estes sensores permitirão controlar os rumos de migração dos grandes mamíferos marinhos, o que se espera contribua para um maior conhecimento sobre os seus costumes e de ajuda a sua conservação.
Equipas de mergulhadores, especialmente treinados para esse fim, colocaram e continuarão a faze-lo no futuro, sensores nas baleias quando vêm à superfície respirar, especialmente no Oceano Pacífico.
O SAC-C é fruto da cooperação entre a Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço (NASA) e países como Argentina, Dinamarca, Brasil, França e Itália.
O satélite EO1, por seu turno, substituirá de algum modo as missões até agora realizadas pelo satélite «Landsat 7» e fará testes com tecnologias que poderão ser incorporadas no futuro nos satélites de observação.