Uma equipa de 20 investigadores franceses começa, esta quinta-feira, uma pesquisa às profundezas dos mares açorianos. O objectivo da investigação, que deve prolongar-se por um mês, é localizar as fontes hidrotermais submarinas daquela zona.
Corpo do artigo
Os mares dos Açores vão ser «invadidos» por duas dezenas de investigadores franceses que durante um mês vão explorar aquela zona a bordo do navio l'Atalante (na foto).
As pesquisas do navio do instituto francês para a investigação e exploração do mar, IFREMER, vão incidir sobre as fontes hidrotermais submarinas da Crista Média Atlântica.
Os investigadores - que já desenvolveram pesquisas semelhantes nos mares açorianos - vão testar nesta missão o IRIS, um novo veículo de mergulho com capacidade para recolha de amostras e registo de dados ambientais até seis mil metros de profundidade.
As pesquisas programadas visam avaliar a evolução de minerais para determinar a existência de libertação de metano e consequente localização de fontes hidrotermais a grandes profundidades, explicou à Agência Lusa o geólogo Jorge Relvas, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
A missão é chefiada pelo cientista francês Ives Fouquet, responsável por estudos que nos últimos anos permitiram a localização de várias fontes hidrotermais da Crista Média Atlântica, como a Menez Guen, a que se situa mais perto dos Açores.
Geólogos, químicos, geofísicos e microbiólogos a bordo do L'Atalante
Nesta fase da investigação, que se prolongará por várias semanas, os cientistas do L'Atalante vão investigar minuciosamente as fontes hidrotermais Menez Hom e Raibow, a profundidades que variam entre os 1700 e os 2400 metros.
A bordo do navio, que regressa ao porto da Horta a 6 e 21 de Julho para reabastecimento, estão 18 investigadores (geólogos, químicos, geofísicos e microbiólogos), 11 técnicos e 30 membros da tripulação.
O IFREMER é uma entidade pública francesa de natureza industrial e comercial, criada em 5 de Junho de 1984, que depende dos ministérios da Educação, Investigação e Tecnologia, Pescas, Transportes e Habitação.
O Instituto é a única organização francesa exclusivamente vocacionada para o mar, beneficiando de um orçamento anual da ordem dos 30 milhões de contos.