Os franceses estão pouco entusiasmados com a entrada em circulação do euro no seu país, o que já levou o executivo francês a criar uma nova campanha de sensibilização para o euro. Em França, 85 por cento das caixas Multibanco terão euros logo no princípio do ano.
Os franceses abandonam, com poucos sorrisos, o franco, divisa francesa desde 1360, o que levou o governo francês a lançar uma nova campanha publicitária de sensibilização na televisão, nas rádios e nas salas de cinema.
Segundo o Ministério da Economia e Finanças francês, 85 por cento das caixas Multibanco deverão estar carregadas com notas de euro logo após a passagem de ano. Laurent Fabius anunciou também que vai oferecer com uma conta de 50 euros para as crianças que nasceram a 1 de Janeiro, recebendo os pais uma quantia idêntica.
Fabius estará também presente na inauguração da iluminação da Pont Neuf, a ponte mais antiga de Paris, decorada para o evento com as cores da União Europeia. Os doze arcos da Pont Neuf simbolizam os doze países que, em 2002, aderem ao euro.