O arquitecto norte-americano Frank Gehry vai criar um centro cultural onde antes se erguia o World Trade Center, em Nova Iorque, revelou a empresa responsável pela recuperação do local atingido pelos atentados terroristas de 2001.
Corpo do artigo
O futuro Centro de Espectáculos do World Trade Center, a ser concebido por Gehry, será a residência do Joyce Internacional Dance Center e do Signature Theatre.
«É uma oportunidade única ter a hipótese de trabalhar num projecto cultural aqui (em Nova Iorque), porque o teatro, a dança e a beleza são uma herança maravilhosa à memória das pessoas que perdemos», afirmou Frank Ghery.
Um segundo espaço cultural, que acolherá um museu e o Centro Internacional da Liberdade, será criado pelo atelier de arquitectura Snohetta, autor do projecto da biblioteca de Alexandria, no Egipto.
Para Michael Bloomberg, presidente da Câmara de Nova Iorque, a escolha de Frank Ghery e do atelier Snohetta «marca uma nova e importante etapa na renovação arquitectónica da baixa de Manhattan».
«A baixa de Manhattan representa o melhor de Nova Iorque, com comércio e cultura, com espaços públicos abertos a todos os nova-iorquinos», reforçou Bloomberg.
Ghery e Snohetta, seleccionados entre 68 candidatos internacionais, deverão apresentar os seus primeiros planos no início de 2005.
O novo World Trade Center, orçado em 12 mil milhões de dólares, deverá estar concluído em meados de 2013 e além dos centros culturais integrará um monumento em memória das vítimas dos atentados terroristas às torres gémeas, a 11 de Setembro de 2001.