Uma dieta saudável repleta de frutos e vegetais pode não ser tão benéfica como, até ao momento, se acreditava. Investigadores dos EUA concluiram que comer estes alimentos não diminui o risco de contrair cancro do colo-rectal.
Corpo do artigo
Investigadores norte-americanos que elaboraram dois dos maiores estudos sobre alimentação descobriram que comer mais fruta e vegetais não diminui o risco de contrair cancro do colo-rectal.
Os mesmos investigadores concluíram recentemente que a fibra também não protege contra esta doença.
O cancro do colo-rectal afecta todos os anos mais de quatro mil portugueses.
A comunidade médica dos EUA já reagiu aos resultados deste novo estudo. Os médicos não compreendem os resultados da investigação realizada em 135 mil pessoas e a qual concluiu que o consumo de fruta e vegetais não reduzem o risco de contrair cancro do colo-rectal.
Os dois estudo, um realizado pela escola de enfermagem e o outro pelos profissionais de saúde de acompanhamento dos EUA, tiveram por base a análise ao pormenor dos hábitos alimentares dos indivíduos.
Os voluntários foram seguidos ao longo dos últimos 16 anos e todos os indivíduos integravam na sua dieta o consumo de frutos e vegetais.