Cada família portuguesa vai ter de gastar em alimentação mais de 600 euros em 2008, um valor que parece confirmar-se com os aumentos de preços na alimentação verificados no primeiro trimestre deste ano. O custo médio com a alimentação deve assim subir para 2211 euros anuais.
Corpo do artigo
Cada família portuguesa vai gastar mais de 600 euros em alimentação durante 2008 em relação a 2007, contas feitas por uma empresa de estudos de comportamento dos consumidores.
Ouvido pela TSF, o director de comunicação desta empresa, a TNS World Panel explicou que o consumo médio de uma família portuguesa foi de 1591 euros em 2007 e que este valor vai aumentar em 2008 pelo que se pode ver do primeiro trimestre deste ano.
Segundo Paulo Caldeira, houve incremento de 6,1 por cento só nos primeiros três meses de 2008 e que, usando as estimativas da Comissão Europeia, se poderá extrapolar o gasto das famílias portuguesas em alimentação para os 2211 euros anuais.
«Isto representa um sobrecusto para as famílias portuguesas, em termos médios, de 620 euros por ano», adiantou Paulo Caldeira, que confirmou ainda que os hábitos de compra dos portugueses estão a mudar.
«Podemos aferir que as marcas de distribuição que tradicionalmente são mais baratas estão a crescer e neste momento representam 22,4 por cento do consumo, ao passo que, no ano passado, representavam, no primeiro trimestre do ano, menos de 20 por cento», explicou.
Paulo Caldeira entende que estas modificações de consumo têm a ver com os incrementos de preços que se têm verificado em alguns produtos.