Há apenas 10 milhões de anos havia gelo no subsolo de Marte. Investigadores da Universidade do Arizona observaram formas características na lava que cobre certas regiões do planeta vermelho.
Corpo do artigo
Há apenas 10 milhões de anos havia gelo no subsolo de Marte, segundo investigadores da Universidade do Arizona, que observaram formas características na lava que cobre certas regiões do planeta vermelho.
Este gelo, segundo o artigo publicado pelas Geophysical Research Letters, teria estado presente com uma espessura de cinco metros sob a superfície, na zona equatorial de Marte.
«Se se encontrasse gelo no subsolo a até 5 metros da superfície, há alguns milhões de anos, é muito verosímil que persista hoje, numa camada de 10 metros de espessura», afirma Alfred McEwen.
«Isto é particularmente interessante, porque se encontra na região equatorial de Marte, mais acessível que as outras para a exploração», acrescenta.
Numerosos astrónomos envolvidos na busca de vida no planeta vermelho pensam que aí poderiam existir seres vivos microscópicos em bolsas de gelo subterrâneas.
Estas bolsas, comparáveis às que podem ser observadas na Islândia, foram formadas, segundo os investigadores, quando a lava escorreu sobre o gelo. Esta fundiu-se, a água evaporou-se e criaram-se as formas presentes.
A formação destas bolsas remontará, portanto, à altura em que a lava se expandiu, há 10 milhões de anos, em regiões como os vales de Cerberus, Marte Valle e Amazonis Planitia, perto do equador marciano.
As bolsas observadas em Marte foram detectadas graças às fotografias tiradas por uma câmara da sonda Mars Surveyor, em órbita em volta do planeta vermelho.