O Centro Cultural de Cascais inaugura, quarta-feira, a mostra inédita em Portugal «Generación 2003 - Prémios e Bolsas de Arte Caja Madrid», integrada na 4ª edição do «Projecto Generaciones», que apoia jovens artistas residentes em Espanha.
Corpo do artigo
Depois do êxito da apresentação da exposição em Madrid, Barcelona e Santander, esta é a primeira vez que o «Projecto Generaciones» viaja para fora das fronteiras espanholas, naquela que é considerada uma importante mostra, que será um ponto de inflexão nas relações intelectuais e artísticas mais vanguardistas de ambos os países.
Com este projecto, a Obra Social Caja Madrid favorece e impulsiona os vínculos entre artistas, obras e público, cobrindo todo o panorama artístico nacional espanhol.
Trata-se de um certame que apoia os jovens artistas residentes em Espanha e que para esta edição disponibilizou montantes em prémios que ascendem a 202900 euros, distribuídos entre Prémios, Bolsas e Aquisição de Obra.
Ao todo são cinco disciplinas - Pintura, Escultura, Fotografia, Gravura e Novas Tendências - em cada uma das modalidades de Prémio e Bolsas para Projectos, cujos trabalhos finais serão expostos na Arco 2004.
Os prémios recaíram sobre os trabalhos que seis júris, formados por 28 artistas e reconhecidos profissionais do mundo da arte contemporânea, atribuíram em função da qualidade e interesse das obras, da sua actualidade e inovação e da trajectória artística dos jovens participantes.
Os premiados desta 4ªedição do «Projecto Generaciones» são Gerardo López (Pintura), Jon Mikel Euba (Fotografia), Mar Solís (Escultura), Esther Rivas (Gravura) e María Ruido (Novas Tendências).
A exposição - inaugurada às 21.30 de quarta-feira - pode ser visitada no Centro Cultural de Cascais até 31 de Agosto, de terça-feira a domingo, entre as 10:00 e as 18:30.