No Estádio Alvalade XXI, o Sporting venceu a Académica por 1-0 com um golo de Liedson. A vitória tangencial dos "leões" reflecte a falta de inspiração do avançado brasileiro que, apesar do tento marcado, falhou várias oportunidades de golo.
Corpo do artigo
Um golo do brasileiro Liedson permitiu este sábado ao Sporting vencer por 1-0 a Académica e afugentar os "fantasmas" gerados por duas derrotas comprometedoras.
Paradoxalmente, o clube lisboeta fica a dever o magro resultado à falta de inspiração do avançado brasileiro que apenas uma vez ganhou o duelo com o guarda-redes Pedro Roma, aos 27 minutos.
Perante um estádio com lotação esgotada, e pela primeira vez esta época, o Sporting apresentou o mesmo "onze" do jogo anterior (vitória em Setúbal, por 3-0), reeditando a dupla de avançados composta por Liedson e Bueno, municiada por Nani, Tello e o estratego João Moutinho.
Coube ao Sporting a primeira iniciativa de golo mas Pedro Roma evitou que o desvio de cabeça de Liedson resultasse no tento inaugural aos seis minutos, com uma defesa "imprópria" para período tão madrugador do encontro.
Do canto, da passividade da defesa conimbricense e da saída em falso de Pedro Roma nasceu o tento inaugural, marcado no minuto 27 pelo avançado brasileiro que obteve o quinto golo no campeonato, destacando-se como o melhor "artilheiro" do Sporting.
A equipa anfitriã manteve-se no comando das operações, mas nunca esteve em condições de aumentar a vantagem até ao intervalo.
Durante a segunda parte, o guardião dos "estudantes" evitou várias possibilidades de golo para os "leões", recebendo alguma ajuda da falta de inspiração de Liedson que, aos 57 minutos, voltaria a falhar outra oportunidade de golo.
A fase final mostrou uma equipa da Académica mais ousada, mas a área sportinguista nunca foi terreno familiar para a "Briosa", que não foi além de ténues esboços de perigo, e foi o Sporting que esteve mais perto do 2-0, em especial quando Liedson viu um golo bem anulado por fora de jogo.