Um livro sobre o «golpe de Beja» contra a ditadura de Salazar, em 1961, da autoria de um jovem investigador americano, Joe Weil, vai ser lançado quinta-feira em Lisboa, com a presença de Otelo Saraiva de Carvalho.
Corpo do artigo
O livro, uma edição de autor, com o título «Portugal Livre», baseia-se em materiais recolhidos nos arquivos da PIDE/GDS, livros de Humberto Delgado, Varela Gomes e Henrique Galvão, e entrevistas a figuras políticas como Mário Soares, Brissos de Carvalho, Domingos Abrantes, Pedroso Marques, Maximino Serra ou Stella Piteira Santos.
Joe Weil afirma que, ao procurar descobrir a verdade sobre o Golpe de Beja - uma tentativa frustrada de assalto ao quartel de Beja, com vista a uma revolta militar e civil - encontrou informações de um movimento «que se enredou em conspirações e traições».
O autor, de 26 anos, e cujo tio-avô foi motorista de Humberto Delgado, vai estar presente no lançamento da obra, na Livraria Almedina no Saldanha.
O seu objectivo é suscitar o debate acerca do que considera «uma faceta sombria da Revolução dos Cravos».
Aquilo que sabemos sobre a revolução portuguesa é falso?; o general Humberto Delgado quase conseguiu libertar Portugal e evitar a guerra colonial, mas a verdade foi omitida?; alguns portugueses têm mentido sobre o seu verdadeiro passado? - estas são algumas das questões a que o livro "Portugal Livre" tenta responder.
A obra, que tem um site alojado em www.portugallivre.com, onde existe uma galeria de imagens associada ao volume, pretende, segundo o seu autor, dar uma nova perspectiva «sobre a luta pela liberdade em Portugal».
Joe Weil nasceu e vive em Nova Iorque, tem visitado e permanecido em Portugal por vários períodos e dedica parte do seu tempo a pesquisar acontecimentos e factos históricos portugueses.
Integra uma empresa de publicidade televisiva em Nova Iorque, na qual é director criativo e produtor executivo de directos televisivos e tem no currículo diversas curtas-metragens.
Actualmente, dirige e produz um programa televisivo da sua autoria.