Depois de ter passado pelos Açores, o Gordon prossegue a trajectória pelo norte da zona costeira da Península Ibérica, com as autoridades galegas já preparadas para o temporal que deve chegar logo à noite ou de madrugada.
Corpo do artigo
Tal como aconteceu nos Açores também o Governo Regional da Galiza determinou o encerramento de todas as escolas amanhã para prevenir as consequências da tempestade tropical Gordon.
As autoridades galegas não vêem, no entanto, razões para alarme. É a chuva que mais está a preocupar os responsáveis pela segurança da população.
Receia-se uma precipitação que pode chegar aos 30 litros por hora e ventos até aos 120 quilómetros hora. Espera-se também a queda de árvores, de telhados e inundações.
O porta-voz Alexandre Teixeira afirma que aquilo que mais preocupa a Protecção Civil na costa da Galiza é o tamanho que podem atingir as ondas e no interior o vento.
«Principalmente na zona da costa pode ser perigoso por causa da velocidade do vento e da altura das ondas do mar, além disso podemos ter no interior ventos fortes. As pessoas devem tomar precauções nas estradas. O melhor é não sair de casa», disse.
A Direcção Geral de Protecção Civil e Emergências espanhola alargou, esta quarta-feira, o alerta a 12 comunidades autónomas por causa da passagem do Gordon, informaram responsáveis desta entidade, em Madrid.
Por isso, além da Galiza, que já está em alerta vermelho, estão na mesma situação as província das Astúrias, Cantábria, País Basco, Rioja, Navarra, Aragão, Madrid, Andaluzia, Extremadura, Castela e Leão e Castela la Mancha.