Gordon Gano, vocalista e líder dos Violent Femmes, quase eternizados pelo tema «Blister in The Sun», actuará dia 11 de Dezembro no Paradise Garage, em Lisboa, para mostrar o primeiro trabalho a solo, «Hitting The Ground».
Corpo do artigo
Os onze temas do «Hitting The Ground», editado este ano, foram compostos para o filme «Hitting The Ground», de 1996, realizador por David Moore.
O album destaca-se pelas numerosas participações, entre as quais as de Frank Black, líder dos Pixies, PJ Harvey, They Might Be Giants, Lou Reed e John Cale, ambos ex-Velvet Underground.
Na sua carreira à margem dos Violent Femmes, que cumpriram já 20 anos de carreira, Gordon Gano editou em 1987 um álbum com o projecto gospel The Mercy Seat, no qual era vocalista.
Gano também já colaborou com os Ornatos Violeta, ao cantar em português no tema «Capitão Romance», do álbum «O Monstro Precisa de Amigos» (1999).
Com Brian Ritchie e Victor DeLorenzo, Gordon James Gano fundou os Violent Femmes em 1982 em Milwaukee, nos Estados Unidos.
Em entre o folk e o pós-punk, os Violent Femmes editaram o primeiro álbum homónimo em 1983, de onde se retiram «Blister In The Sun», «Kiss Off» e «Add It Up», temas que resistiram ao tempo e passaram por várias gerações nas duas últimas décadas.
«Hallowed Ground» (1984), «The Blind Leading The Naked» (1986), que inclui uma versão de «Children Of The Revolution», de T. Rex, «3» (1989) e «Viva Wisconsin» (1999) são outros trabalhos dos Violent Femmes.
Os bilhetes para o concerto, dia 11 de Dezembro, no Paradise Garage, em Lisboa, custam 15 euros.