O Governo anunciou, esta sexta-feira, que aguarda os estudos da Refer e do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), pedidos após o acidente na linha do Tua, para decidir o seu futuro, sem excluir um eventual encerramento.
Corpo do artigo
A secretária de Estado dos Transportes foi hoje questionada no Parlamento por toda a oposição sobre este assunto e desafiada a dizer claramente se o Governo pretende manter ou encerrar a linha ferroviária do Tua.
Ana Paula Vitorino respondeu que «não será tomada nenhuma decisão» sem se conhecer o relatório final da Refer, responsável pela linha, e o estudo do LNEC pedidos após o acidente de 12 de Fevereiro, que provocou três mortos e dois feridos.
A oposição referiu-se à possibilidade de ser construída uma barragem na região e Ana Paula Vitorino disse estranhar que se «associe ao acidente a intenção manifestada pela EDP de construir uma barragem» e que não lhe cabe «responder sobre a barragem».
«Decidir politicamente é optar entre um benefício para a população e outro benefício para a população, é maximizar os benefícios para a população», defendeu.
Perante a insistência da oposição para que excluísse o encerramento da linha, a secretária de Estado adiantou que estão a ser «ponderadas todas as questões sociais e ambientais» e que «a conclusão pode ser diversa de uma lógica meramente de transportes».