O Governo optou pela solução de tratamento mecânico e biológico dos resíduos sólidos urbanos da Região Centro, recusando a construção de uma unidade de queima. O anúncio foi feito pelo ministro Nobre Guedes.
Corpo do artigo
O ministro do Ambiente, Luis Nobre Guedes, anunciou em conferência de imprensa que vai avançar com uma solução de tratamento mecânico e biológico dos resíduos sólidos urbanos da região Centro, recusando a construção de uma unidade de queima (incineradora).
A solução encontrada recebeu «todo o apoio do primeiro-ministro», avançou o ministro do Ambiente, esclarecendo que nunca ponderou a demissão por divergências com o primeiro-ministro a propósito desta politica para o ambiente, como foi noticiado pela comunicação social.
Nobre Guedes aproveitou o momento para tecer duras críticas ao PS, sobre as políticas para os resíduos e salientou que os socialistas «têm de perceber que os aterros devem ser a última solução».
O ministro do Ambiente admitiu que a opção entre um incinerador ou uma solução de tratamento dos RSU do centro «não é uma solução pacífica», mas considerou que a segunda opção é a mais barata e a melhor amiga do ambiente.