Os transportes colectivos de passageiros vão poder usar gasóleo profissional, para evitar o aumento do preço dos bilhetes. O Governo assegura que a medida vai ser implementada até Junho.
Corpo do artigo
Para evitar o aumento do preço dos bilhetes, os transportes colectivos de passageiros vão poder usar gasóleo profissional.
A secretária de Estado dos Transportes assegurou, esta segunda-feira, que a medida vai ser implementada até Junho.
«Nós temos que arranjar muito rapidamente medidas que façam com que, por um lado, não se aumentem gravemente os preços dos bilhetes dos transportes, mas, por outro lado, as empresas de transportes continuem a ser sustentadas», indicou.
Esta era uma reinvidicação antiga da ANTROP, que considerava insuficiente a actualização média de 3,9 por cento fixada pelo Governo para este ano, perante os aumentos constantes do gasóleo.
No entanto, a decisão do Governo deixa ainda de fora os transportes de mercadorias, conforme explicou Ana Paula Vitorino.
«Isso é matéria que está a ser analisada, juntamente com o Ministério das Finanças», explica.
«Neste momento, a questão mais urgente é encontrar uma medida compensatória para os tranportadores rodoviários colectivos de passageiros, porque esses têm preços impostos administrativamente, pelo que não podem fazer reflectir nos preços dos transportes este aumento do custo do gasóleo».