O Estado vai encaixar 200 milhões de euros com a extinção da IPE. O anúncio foi feito pela ministra das Finanças que esclareceu que 27 das 28 participações da holding vão ser vendidas até 31 de Dezembro.
Corpo do artigo
A extinção da IPE - Investimentos e Participações Empresariais vai permitir ao Estado um encaixe de 200 milhões de euros em 2002. O anúncio foi feito pela ministra das Finanças, Manuela Ferreira Leite, durante uma conferência de imprensa realizada para fazer o balanço da extinção da holding estatal.
Ferreira Leite avançou que, até 31 de Dezembro, a IPE já terá vendido ou ainda vai vender 27 das 28 empresas onde participava activamente na sua gestão, sendo que, das 27, onze serão alienadas ao sector privado e 16 ao sector público, incluindo as que foram alienadas à Direcção Geral do Tesouro para constituição da API-Agência Portuguesa para o Investimento.
As onze empresas alienadas ao sector privado permitem um encaixe de 249,5 milhões de euros, dos quais 208 milhões entram nos cofres da IPE, antes do final do ano.
«Este encaixe permite que seja liquidada ao Estado a quantia de 200 milhões de euros», revelou a ministra das Finanças. Destes 200 milhões de euros, 155 milhões são liquidados a título de distribuição de resultados transitados e reservas livres e 45 milhões são por conta de IRC de 2002.
Neste grupo de participações, alienadas ao sector privado, contam-se a venda dos 5,4 por cento detidos na Brisa, por 150 milhões de euros, e a Generg por 123 milhões de euros.
Ao sector público foram alienadas o Grupo Águas de Portugal e a Companhia das Lezírias, qualquer destes dois activos para posterior privatização, e ainda a participação de 37,6 por cento detida na Enatur.
Segundo a ministra, as restantes empresas detidas pela IPÊ, e que não forem vendidas até 31 de Dezembro, a sua venda será prosseguida pela liquidatária da IPÊ.
Neste grupo inclui-se a participação de 5,04 por cento detidos na Optimus, de um por cento na Air Macau, 10,8 por cento da Cabelt e os cinco por cento da Efacec Internacional.