O Governo congratulou-se, esta segunda-feira, com a vitória do PSOE nas eleições legislativas espanholas, não só do ponto de vista politico, mas também pelo clima das relações entre os dois países. Luís Amado saudou ainda a forma como o processo eleitoral decorreu.
Corpo do artigo
O ministro português dos Negócios Estrangeiros congratulou-se, esta segunda-feira, com a vitória do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) nas eleições legislativas espanholas este domingo.
Em declarações aos jornalistas em Bruxelas, Luís Amado mostrou-se satisfeito «pela forma como o processo eleitoral decorreu» e pelo «voto claro nas convicções do povo espanhol no processo democrático como instrumento de regulação da vida politica» em Espanha.
«Naturalmente que também nos satisfaz a vitória de um governo com quem temos trabalhado, nos últimos anos, em estreita articulação», sublinhou o chefe da diplomacia portuguesa, acrescentando que a vitória de José Luís Rodriguez Zapatero também satisfaz o executivo socialista «do ponto de vista politico».
Os socialistas venceram as eleições deste domingo, mas Zapatero não conseguiu a ambicionada maioria absoluta, enquanto o Partido Popular, principal partido da oposição, reforçou o seu peso eleitoral.