O governo japonês decidiu hoje proibir a importação de carne de vaca e produtos derivados da União Europeia para prevenir o alastramento da doença das «vacas loucas» no território.
Corpo do artigo
O governo japonês decidiu hoje proibir a importação de carne de vaca da União Europeia (UE) de modo a evitar o alastramento da doença das «vacas loucas» no território.
A medida, que afecta os 15 países da UE, Suíça e Liechtenstein, entrará em vigor no dia 01 de Janeiro de 2001, disse um responsável do ministério da Agricultura.
«É uma decisão de grande amplitude que tem como base o princípio da precaução», referiu Kazuo Ito.
Esta proibição não terá grande influência nas exportações da UE já que os Estados Unidos e Austrália são os principais fornecedores de carne do Japão (cerca de 95 por cento).
A proibição de importar carne da UE foi aconselhada na semana passada por uma comissão de peritos num documento enviado ao governo de Tóquio.
O executivo japonês anunciou em 13 de Dezembro a interdição total das importações das farinhas de carne, consideradas como a principal causa da doença, provenientes da União Europeia.