Os Governos regionais da Madeira e dos Açores, liderados respectivamente por Alberto João Jardim (PSD) e Carlos César (PS), tomam esta segunda-feira posse perante os seus Parlamentos.
Corpo do artigo
Nas eleições legislativas regionais de 17 de Outubro, o PSD-Madeira obteve 53,44 por cento dos votos e 44 mandatos na Assembleia Regional, naquela que foi a oitava vitória consecutiva com maiorias absolutas em eleições legislativas dos sociais-democratas madeirenses.
No dia seguinte às eleições, o líder do executivo regional, Alberto João Jardim, anunciou que iria reconduzir todos os elementos da sua anterior equipa no VIII Governo regional para os próximos quatro anos.
Nos Açores, o PS venceu as regionais de Outubro com mais de 59 por cento dos votos, dispondo de 31 dos 52 deputados do parlamento açoriano, enquanto a Coligação Açores (PSD/CDS-PP) obteve os restantes 21 mandatos.
Carlos César vai liderar o terceiro Governo Regional socialista nos Açores, o segundo consecutivo com maioria absoluta.
Depois de indigitado pelo ministro da República dos Açores, Laborinho Lúcio, na passada sexta-feira, Carlos César anunciou mudanças no seu executivo.
Sérgio Ávila, actual presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, vai assumir a vice-presidência do Governo, sendo a principal novidade da nova equipa.
Ávila vai ter responsabilidades nas áreas das Finanças, Planeamento, Assuntos Europeus e Administração Regional e Local e Inspecção Administrativa Regional.
O advogado Noé Rodrigues constitui outras das novidades da composição do Governo, com a tutela da Agricultura e Florestas, enquanto Ana Paula Marques será a secretária regional do Ambiente e do Mar.
A área das Pescas estará a cargo do subsecretário Marcelo Pamplona, que já desempenhou, no anterior Governo, funções de director regional do sector.
Para os Assuntos Sociais, Carlos César escolheu o médico Domingos Cunha, que vai substituir Francisco Coelho, que sai para a Assembleia Regional,
onde será líder parlamentar do PS.
Vasco Cordeiro será o novo secretário regional da Presidência, que terá a seu cargo os assuntos parlamentares, a comunicação social e projectos específicos entre os vários departamentos do Executivo.
Na Habitação e Equipamentos mantém-se José Contente, agora também com o sector das Comunicações, enquanto a Economia continua na responsabilidade de Duarte Ponte.
A secretaria da Educação, que passa a incluir a direcção regional da Ciência e Tecnologia, será assegurada por Álamo Meneses, que assim transita para o IX Governo dos Açores.
O subsecretário regional adjunto do vice-presidente será Carlos Curvelo.
Às cerimónias de tomada de posse dos governos regionais da Madeira e Açores assistirão, respectivamente, o ministro de Estado e da Presidência, Nuno Morais Sarmento, e o ministro-adjunto do primeiro-ministro, Henrique Chaves.