A peça «Guerra e Paz» encenada por Piotr Fomenko, estreia esta terça-feira no Centro Cultural de Belém (CCB). A obra-prima de Tolstoi retrata as campanhas napoleónicas na Rússia, o amor, a guerra e o poder.
Corpo do artigo
A obra encenada por Piotr Fomenko, considerado pela crítica uma das figuras mais importantes do teatro contemporâneo russo, estreou a 7 de Fevereiro de 2001, em Moscovo.
Partindo da obra homónima do escritor russo Lev Nikolayevich Tolstoi, o encenador, que demorou sete anos a pôr a peça em cena, mostra no CCB uma superprodução que conta com mais de 30 actores em palco.
Fomenko, não aborda a obra de Tolstoi por inteiro, mas apenas algumas partes importantes que remetem para a reflexão de temas tão actuais como a guerra, a violência e o poder.
Escrita por Tolstoi entre 1865 e 1869, «Guerra e Paz», relata a história dos encontros e dos desencontros de duas famílias aristocratas russas, os Rostov e os Bolkonski.
A peça, que tem a duração de 3h50ms e é legendada em português, vai estar em cena no Grande Auditório do CCB de terça a quinta-feira.
O custo dos bilhetes varia entre os 5 e 20 euros.