O Vitória de Guimarães isolou-se, esta sexta-feira, no segundo lugar da Liga portuguesa de futebol, apesar do empate 2-2 no estádio do "aflito" Paços de Ferreira, na abertura da 25ª jornada, que pode consagrar o FC Porto como campeão.
Corpo do artigo
O médio francês Desmarets foi o herói dos minhotos, que descolaram provisoriamente do Benfica, mas ficam à mercê da recuperação do clube lisboeta, ao marcar os dois golos da equipa visitante, aos 14 e 75 minutos.
A invulgar "veia" goleadora de Desmarets, que até hoje apenas tinha marcado um tento na prova, não impediu o Paços de Ferreira, penúltimo classificado, de ganhar fôlego na luta pela manutenção, graças aos golos dos brasileiros William (61 minutos) e Wesley (94), este último já com nove remates certeiros na prova.
O Vitória de Guimarães deixou o Benfica a um ponto de distância, mas pode ser ultrapassado domingo pela equipa lisboeta, que joga no terreno do Boavista, numa ronda em que o líder FC Porto pode festejar sábado o tricampeonato, o segundo do seu historial.
Dominador incontestado da competição, o clube portuense recebe o Estrela da Amadora, 11º classificado, na expectativa de se tornar o campeão mais precoce desde a época 1972/73, quando o Benfica arrebatou o "ceptro" a sete rondas do fim.
A única sombra que pairará sobre o Estádio do Dragão resulta das acusações de corrupção desportiva que impendem sobre o FC Porto e o seu presidente, Pinto da Costa, e que podem ainda custar seis pontos aos "azuis e brancos", mas não deve estragar a festa do tricampeonato.