O português Hélder Orneleas estreou-se a vencer a maratona de Milão, tornando-se, também, a melhor estreia portuguesa de sempre naquela distância. O atleta, que melhorou em cerca de um minuto o tempo de Paulo Guerra, disse estar surpreendido com a vitória.
Corpo do artigo
O português Hélder Ornelas venceu, este domingo, a maratona de Milão, estreando-se da melhor forma na distância, ao percorrer os 42,195 quilómetros em 2:09.59, a melhor estreia de sempre de um português na maratona.
O anterior recorde pertencia ao atleta de Barrancos, Paulo Guerra, com um tempo de 2:11.01 conseguido em Berlim no ano de 1998.
Com este tempo e esta vitória, Ornelas impôs-se ao queniano Paul Kirui, que terminou no segundo lugar, em 2:11.28 horas, seguido do italiano Giulliano Battocletti, com 2:11.58.
Em declarações à TSF, Hélder Ornelas confessou que ficou espantado com a vitória.
«Quando se faz a primeira maratona é sempre complicado porque nunca se sabe bem, a maratona é uma prova muito incerta» disse o atleta, salientando que esta «foi uma prova muito bem treinada».
A junção de Ornelas ao grupo da frente, dominado pelos quenianos, ocorreu por volta do quilómetro 34. Nessa quase sempre decisiva fase da corrida, o atleta português era o que demonstrava menos cansaço, não se estranhando, por isso, que se isolasse ao quilómetro 35 em direcção à meta.
O tempo conseguido pelo atleta vale, desde já, a qualificação para o Europeu de atletismo a disputar em Gotemburgo, em Agosto.
Ornelas já recebeu a indicação dos responsáveis técnicos da selecção portuguesa que se vai juntar aos pré-seleccionados Alberto Chaíça, Luis Novo e Luís Jesus, ficando ainda em aberto um lugar.