Um golo de Hélder Postiga permitiu ao FC Porto vencer por 1-0 no reduto do Belenenses e consolidar a liderança da Liga portuguesa de futebol, em encontro da 11ª jornada da prova. Apesar da vitória, os «dragões» sentiram algumas dificuldades no Restelo.
Corpo do artigo
Um golo de Hélder Postiga, aos 41 minutos, rendeu três pontos ao FC Porto, na deslocação hoje realizada ao Estádio do Restelo.
O lance foi iniciado com um "balão" de Paulo Assunção para a área, com uma hesitação de Marco Gonçalves a possibilitar um desvio de cabeça de Bruno Alves, a que Postiga deu a melhor sequência desviando o esférico para lá da linha de golo.
Os "dragões" poderiam, contudo, estar em vantagem logo aos sete minutos de jogo, mas Olegário Benquerença e o seu assistente Sérgio Serrão não confirmaram o golo, depois de a bola ter rolado para lá da linha fatal.
O Belenenses, que se apresentou com especiais cuidados defensivos, nomeadamente através de marcações individuais - Gaspar foi um bom "polícia" de Quaresma e Ruben Amorim ofuscou Lucho Gonzalez -, conseguiu ainda criar um excelente esquema de contenção no "miolo", roubando espaços aos "dragões", que assim foram sentindo dificuldades na
criatividade do futebol ofensivo.
O golo portista, a quatro minutos do intervalo, deitou por terra o bom trabalho caseiro, deixando mesmo um sabor a injustiça, já que os "dragões" apenas em iniciativas individuais com seguiam preocupar a defensiva da casa.
No segundo tempo, o FC Porto passou por algumas dificuldades no período
complementar, valendo asegurança do quarteto defensivo, com destaque para Bosingwa, Pepe e Bruno Alves, "intratáveis" no desarme e hábeis no desfazer-se da bola com arte e engenho.
A arbitragem foi recheada de erros, com especial destaque no lance, aos sete minutos, que levou a bola a ultrapassar o risco de o golo, mas que Olegário Benquerença e o assistente Sérgio Serrão viram de modo diverso.
Sob a arbitragem de Olegário Benquerença, de Leiria, as equipas apresentaram-se do seguinte modo:
Belenenses
Belenenses: Marco Gonçalves, Gaspar, Rolando, Nivaldo, Rodrigo Alvim, Sandro Gaúcho, Rúben Amorim (Cândido Costa, 62), José Pedro, Silas, Roma (Eliseu, 56) e Manoel (Dady, 73).
Suplentes: Marco Pinto, Sousa, Vasco Faísca, Mancuso, Cândido Costa, Dady e Eliseu.
FC Porto
FC Porto: Helton, Bosingwa, Pepe, Bruno Alves, Fucile, Paulo Assunção (Ibson, 45), Lucho Gonzalez, Raúl Meireles, Lisandro Lopez, Hélder Postiga (Bruno Moraes, 69) e Ricardo Quaresma (Alan, 85)
Suplentes: Paulo Ribeiro, Ricardo Costa, João Paulo, Ibson, Jorginho, Alan e Bruno Moraes.
Acção disciplinar
Acção disciplinar: cartão amarelo para Rúben Amorim (21), Paulo Assunção (24), Rodrigo Alvim (50), Nivaldo (83), Sandro Gaúcho (88) e Ibson (92).