O New England Journal of Medicine publica hoje um estudo surpreendente. Uma equipa da Universidade de Washington concluiu que um tipo de vírus do Herpes pode propagar-se através do beijo e causar cancro da pele.
Corpo do artigo
Chama-se herpes virus 8 e foi descoberto há seis anos atrás por Patrick S. Moore. Entretanto, a equipa de investigadores de John Pauk, da Universidade de Washington, concluiu que, através do contacto com a saliva é possível provocar um cancro da pele denominado patologia de Kaposi.
A equipa de médicos adiantou que os casos de contágio dão-se especialmente entre indivíduos infectados com o virus HIV.
Primeiro pensava-se que a transmissão deste vírus se fazia através da prática de relações sexuais, mas cedo a ideia foi ultrapassada.
Assim, investigadores testaram 39 homossexuais, infectados com HIV, mas que não tinham a patologia Kaposi - uma neoplasia multifocal e multicêntrica que afecta a boca dos pacientes com Sida.
Encontraram o vírus 8 em 30 por cento das amostras de saliva, contra um por cento de amostras anais e genitais. Quando presente, o nível do vírus aumenta mais na saliva do que na esperma.
A equipa de Washington aconselha cuidados redobrados no acto do beijo, no entanto afirma que não existem ainda estudos muito conclusivos.
A patologia de Kaposi provoca hematomas na pele, atacando depois os orgãos internos. Tal como outras doenças que matam doentes com sida, este vírus afecta sistemas imunitários fragilizados.
O vírus existe há séculos no Sul da Europa, Médio Oriente e África. Nos Estados Unidos apenas surgiu com o HIV.
Especialistas afirmam que nos EUA a doença ainda está muito confinada aos círculos de homossexuais e que por esse motivo ainda não se espalhou por heterossexuais.
Ana Wald, também ela investigadora na Universidade de Washington, descobriu que o virus herpes 8 está relacionado com o vírus Epstein Barr, que causa mononucleose, conhecida como a doença do beijo.
Patrick S.Moore explica que a exposição à saliva poderá ser o motivo do alastramento da sida no continente africano.