O Homem vai ser capaz de ir a Marte daqui a 20 anos e de visitar outros planetas do sistema solar nas décadas seguintes. A certeza foi hoje anunciada pela NASA.
Corpo do artigo
O Homem vai ser capaz de ir a Marte daqui a 20 anos e de visitar outros planetas do sistema solar nas décadas seguintes.
A certeza foi hoje anunciada pelo o administrador da agência espacial norte-americana - NASA -, Daniel Goldin.
Estas declarações surgem numa altura em que a sonda espacial da NASA 2001 Marte Odyssey se dirige para o planeta vermelho, a uma velocidade de 30 quilómetros por segundo, com o objectivo de tentar detectar a presença de água a um metro de profundidade.
Em 2003 a agência espacial norte-americana prevê enviar para Marte dois robots móveis que devem aterrar em duas regiões diferentes com a finalidade de analisar o solo planetário.
Em 2005, a NASA prevê que uma outra sonda seja capaz de fotografar objectos rochosos com 20 a 30 centímetros, e dois anos depois um laboratório móvel deverá pousar em Marte para observar vastas regiões do planeta.
«Pensamos que veremos, ainda no nosso tempo, o homem a chegar a outros planetas do nosso sistema solar e que se vão construir robots que visitem outras estrelas que possam ser acessíveis ao homem», declarou o principal responsável norte-americano dos programas espaciais.