Vai ser lançado o concurso público internacional para a construção do novo hospital de Louros. Com capacidade para mais de 560 camas, o novo hospital deverá ficar pronto em 2008.
Corpo do artigo
O novo hospital de Loures vai ocupar uma área igual a 16 campos de futebol e servir 300 mil pessoas dos concelhos de Loures, Odivelas e Sobral de Monte Agraço. Está orçado em 15 milhões de euros e deverá estar a funcionar em 2008.
Este hospital é esperado há mais de 80 anos e agora vai ter 565 camas, serviço de urgência, pediatria e maternidade, uma valência muito aguardada já que Loures é o concelho com a taxa de natalidade mais elevada do país.
É que 50 por cento dos que nascem na maternidade Alfredo da Costa são crianças de Loures.
O serviço de urgência deve ser também dos mais procurados. Os bombeiros da região transportam todos os anos mais de 20 mil doentes para os hospitais de Lisboa. Alguns morrem pelo caminho por causa do trânsito.
Os grupos privados assumem um risco de investimento inicial. Em troca garantem um contrato de gestão que pode ir até aos 30 anos. À autarquia cabe construir infra-estruturas de saneamento, bem como articular os transportes públicos de forma a levá-los até ao perímetro do novo hospital.
Este via ser o primeiro hospital a ser construído através de uma parceria entre o sector público e privado.