Depois das investigações feitas na Malveira, os inspectores da Autoridade de Segurança Alimentar estiveram, esta sexta-feira de manhã, no MARL - Mercado Abastecedor da Região de Lisboa, onde está a sede de mais uma empresa suspeita de transportar para Espanha produtos perigosos, trazendo de volta produtos alimentares.
Corpo do artigo
Um inspector da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) já confirmou à TSF que a empresa Evaristo Luís & Matos, Lda transporta produtos tóxicos para Espanha, para o aterro de Nerva, em Huelva, trazendo depois para Portugal produtos que podem entrar na alimentação humana.
De acordo com a TSF, três inspectores da ASAE estão a inspeccionar a documentação nos escritórios desta empresa para recolha de informação necessária, tendo em vista o esclarecimento deste caso.
Um inspector da ASAE disse ainda que os funcionários do escritório prestaram toda a colaboração, sendo que os elementos da autoridade estão, neste momento, a avalaliar as facturas, guias de transporte e documentação legal da empresa.
As conclusões desta averiguação só vão ser conhecidas dentro de dias, segundo a ASAE.
Quinta-feira, os inspectores da ASAE estiveram na Malveira, na Transportadora Bizarro Duarte. Já esta manhã, o gerente da empresa disse à TSF que estava espantado com a denúncia feita por um deputado espanhol.
José Bizarro assegurou que a empresa dispõe de todas as licenças para o transporte de resíduoss, garantindo ainda que nunca fez transporte de produtos alimentares.
«Fui apanhado de supresa, porque não consigo perceber como é que envolveram a nossa empresa nesta notícia. Por outro lado, gostaria de manifestar a máxima disponibilidade para fornecer todos os elementos junto das autoridades», disse.
Ainda hoje, segundo apurou a TSF, os inspectores da ASAE devem prosseguir as investigações em mais empresas registadas no Instituto Nacional de Resíduos.