O Museu Nacional da Imprensa inaugura, no próximo sábado, nas Galerias da Câmara Municipal da Praia da Vitória, na Ilha Terceira, a exposição «António»: 25 anos de «cartoon» que estará em exposição até 10 de Agosto.
Corpo do artigo
A mostra reúne mais de 60 trabalhos do caricaturista do semanário «Expresso», publicados entre 1974 e 2000, evocando um quarto de século de história nacional e internacional, analisado pelo lápis satírico de António.
«Trata-se de uma exposição que marca um tempo de grandes transformações em Portugal e no Mundo», sublinha o Museu da Imprensa (na foto).
A mostra já foi visitada por mais de 50 mil pessoas desde Março de 2000, no Museu Nacional da Imprensa, no Porto.
As caricaturas de António também já estiveram expostas no 15º Festival Internacional de Caricatura de Saint Estéve, em França, e em Lisboa, Aveiro, Valongo, Espinho, Trofa, Vila Nova de Cerveira, Cabeceiras de Basto e Barcelos.
A exposição é assinalada com um álbum evocativo, o qual inclui mensagens do Presidente da República, Jorge Sampaio, que se confessa como sendo um «admirador devotado e constante» do cartoonista, do escritor Álvaro Guerra e uma entrevista com o próprio António.