As mulheres francesas têm agora mais um meio contraceptivo à disposição. A partir de 2 de Maio vai passar a estar à venda no país o «Implanon», um implante contraceptivo, cuja eficácia começa 24 horas após ser colocado e só acaba passados três anos.
Corpo do artigo
Chama-se «Implanon» e é um implante contraceptivo que vai passar a ser comercializado em França. A partir de 2 de Maio, as mulheres francesas passam assim a ter mais possibilidades de escolha de meios contraceptivos.
Trata-se de um pequeno e fino bastonete flexível, de quatro centímetros por dois milímetros, que se coloca sob a pele da parte dianteira do braço esquerdo, para as mulheres destras, ou do direito, para as mulheres esquerdinas. A colocação é feita em poucos minutos com a ajuda de uma anestesia local.
É vendido pelos laboratórios Organon e o seu preço vai rondar os 906,20 francos, isto é 138 euros ou aproximadamente 27.500 escudos.
A eficácia deste novo contraceptivo começa 24 horas após ser colocado e dura três anos. Porém, caso se queira terminar com a sua acção, basta retirar o dispositivo e esperar quatro dias.
O novo método baseia-se num princípio bastante simples: um reservatório que emite todos os dias uma dose de étonogestrel - uma hormona do tipo progesterona - que bloqueia a ovulação, impedindo assim a gravidez.
Já desde 1999, que cerca de 120 mil mulheres europeias e australianas optaram por este método contraceptivo, sendo que na Europa o implante contraceptivo já é comercializado na Holanda, Bélgica, Áustria, Alemanha, Grã-Bretanha, Suíça, Suécia, Dinamarca e Finlândia.