Augusto Inácio vai mesmo abandonar o comando técnico dos «leões» e desconhece-se ainda se continuará ligado ao clube. Fernando Mendes passa, a partir de hoje, a desempenhar, interinamente, o cargo de treinador principal de futebol do Sporting.
Corpo do artigo
A SAD do Sporting convidou Augusto Inácio para assumir o futuro cargo de director-técnico do clube, cessando as funções de treinador, que passam a ser desempenhadas interinamente por Fernando Mendes. Desconhece-se ainda se Inácio irá aceitar o convite da SAD «leonina».
Fontes próximas de Inácio garantem, no entanto, que o treinador que acabou com o jejum do Sporing não estaria disposto a aceitar o lugar de director desportivo nem de director técnico. Inácio diz que é treinador de futebol e que é muito jovem para deixar os relvados.
Um comunicado da SAD do Sporting, divulgado pela CMVM (Comissão do Mercado de Valores Mobiliários), garante que «jamais se colocou» a hipótese de «revogar a sua anterior deliberação» em «cessar a colaboração» com o «treinador que devolveu o título de campeão nacional, após um longo jejum de 18 anos».
Em resposta às declarações do vice-presidente do Benfica, Tinoco Faria, a mesma nota refere ser «redondamente falso que exista qualquer vínculo contratual entre a Sporting SAD e o senhor José Mourinho».
A SAD «leonina» explica ainda que a decisão de fazer cessar a colaboração com Inácio foi tomada com a «unanimidade dos votos dos seus membros e não pode ser minimamente posta em causa ao sabor, seja de que interesses for».
O facto do anterior técnico do Sporting ter ministrado o treino da tarde de quarta-feira, um dia após a notícia inicial do seu afastamento, também merece um comentário no comunicado.
«A circunstância de o treinador Augusto Inácio ter assegurado o treino do plantel na tarde de ontem (quarta-feira) ficou a dever-se a questões do foro interna da empresa», explica.
A decisão em prescindir dos serviços do técnico, de acordo com a nota, «radicou, exclusivamente, na necessidade de acautelar os superiores interesses desta sociedade e dos seus accionistas, nomeadamente do Sporting Clube de Portugal».