A primeira sala de cinema com projecção digital em Portugal, foi inaugurada na quinta-feira passada, na gala do complexo «Cinemas Millenium Lisboa».
Corpo do artigo
A sala com projecção digital, integrada no complexo de 16 salas «Cinemas Millenium Lisboa», no Alvalade Shopping & Lazer, junto ao novo Alvalade XXI, exibiu o filme «Tempos Modernos», de Charlie Chaplin.
A projecção digital é um sistema que não precisa de bobines de película com o filme, afirmou o responsável pela programação Joaquim José, à Lusa. «A imagem é digitalizada e encontra-se armazenada num servidor», adiantou.
Para o mesmo responsável, «a qualidade de imagem da projecção é melhor no novo sistema.»
A gala teve o seu início às 21:15 e contou com a presença de alguns convidados bem como de Catherine Deneuve, que apadrinhou as novas salas.
Além do filme «Tempos Modernos» de Charlie Chaplin, foram ainda exibidos «Um Filme Falado» de Manoel de Oliveira e «Amigos do Alheio» de Ridley Scott.
Na abertura ao público nesta sexta-feira, o complexo de cinemas do produtor Paulo Branco exibe entre outros o «American Pie - O Casamento» e «Terapia de Choque» realizado por Peter Segal.
Os 16 novos espaços têm um total de três mil lugares, som digital e, nas oito maiores salas, o som será tri-amplificado. As salas com cadeiras dispostas em anfiteatro, têm ecrãs de parede a parede, atingindo 20 metros de largura nos espaços maiores.
As duas maiores salas possuem cada uma 350 lugares e as oito, mais pequenas, cem.