Chama-se Simputer e é um pequeno computador portátil, destinado sobretudo aos que têm mais problemas financeiros. O seu protótipo foi apresentado esta quarta-feira por quatro investigadores do Instituto da Ciências indiano e três investidores privados.
Corpo do artigo
Quatro investigadores do Instituto das Ciências indiano e três investidores privados apresentaram esta quinta-feira em Bangalore, no sul da Índia, o protótipo de um pequeno computador portátil destinado sobretudo às massas rurais do país.
Chama-se Simputer e custa cerca de 195 dólares, aproximadamente 43 contos. Permite aceder à internet e possui um cartão inteligente, «smart card», que possibilita a realização de transacções on line.
«Agora que a Índia já é uma potência no domínio do software, falta desenvolver as tecnologias da informação em benefício das massas», afirmou Vinay Deshpande, engenheiro informático e chefe da fundação Simputer, criada em 1998.
O computador dispõe de uma aplicação multilíngue, o que traz a vantagem de poder ser utilizado nos diferentes Estados da Índia e nos dialectos locais.
A produção comercial do pequeno Simputer já está planeada para daqui a um ano.