O Indicador de Clima Económico em Portugal recuou ligeiramente em Outubro, depois de em Setembro ter atingido o valor mais alto do último ano. Ainda assim, continua a progredir na Zona Euro e na União Europeia (UE).
Corpo do artigo
De acordo com os dados divulgados, esta terça-feira, pela Comissão Europeia, o indicador do sentimento económico - que reflecte a evolução da actividade económica com base na opinião de agentes económicos e também de consumidores - atingiu na Zona Euro e no conjunto da UE a 25 os valores mais elevados desde o início de 2001.
Já em Portugal, a confiança registou uma queda de meio ponto relativamente a Setembro, uma vez que o indicador de sentimento económico baixou em todos os sectores à excepção dos serviços.
Para a melhoria da confiança na economia, tanto na Zona Euro como na UE a 25, contribuiu essencialmente a confiança no sector dos serviços e entre os consumidores.
A CE divulgou ainda que o indicador do clima de negócios na Zona Euro manteve-se estável em Outubro, permanecendo no nível mais elevado dos últimos seis anos.