O índice de conjuntura ZEW alemão atingiu, em Dezembro, o valor mais alto do ano, segundo os dados divulgados esta terça-feira.
Corpo do artigo
O índice do instituto de conjuntura ZEW, que mede as previsões do sector financeiro na Alemanha para os próximos seis meses, atingiu em Dezembro o nível mais alto do ano, anunciou o instituto alemão.
Segundo os dados hoje divulgados, o indicador fixou-se nos 73,4 pontos, mais 6,2 pontos que no mês anterior, muito acima das previsões dos analistas que esperavam uma leitura de 71 pontos após o forte aumento registado no mês anterior.
O barómetro de conjuntura «assinala que uma muito larga maioria prevê uma retoma da economia alemã no início de 2004», explica Volker Kleff, do instituto de conjuntura.
Em comunicado, o instituto avança que o optimismo do sector financeiro «é alimentado pela robustez da conjuntura americana e pela progressão sustentada das entradas de encomendas industriais na Alemanha», em Setembro e em Outubro. Este contexto levou a que a subida do euro fosse remetida para segundo plano.