A inflação anual na Zona Euro ascendeu ao nível mais alto em mais de dez anos com uma taxa de 3,2 por cento em Janeiro. O Eurostat anunciou ainda que o desemprego se manteve estável na Zona Euro, ao fixar-se nos 7,2 por cento em Dezembro.
Corpo do artigo
A inflação anual na Zona Euro atingiu o seu nível mais alto em mais dez anos ao fixar-se nos 3,2 por cento em Janeiro, indicaram as estimativas rápidas divulgadas esta quinta-feira pelo Eurostat.
O gabinete europeu de estatísticas precisou que esta taxa, 0,1 pontos percentuais acima da registada em Dezembro, foi a maior desde que começaram a ser este tipo de estatísticas em 1997.
O Eurostat anunciou ainda que o desemprego na Zona Euro fixou-se nos 7,2 por cento em Dezembro, mantendo-se assim sem alterações em relação a Novembro.
Ainda segundo os dados corrigidos do Eurostat publicados esta quinta-feira, a taxa de desemprego para a totalidade dos países da União Europeia é agora de 6,8 por cento, menos 0,1 pontos percentuais do que o registado em Novembro.
A Holanda é agora o país com a mais baixa taxa de desemprego na UE com 2,9 por cento, com a Eslováquia a ser o país que está no pólo oposto, com 10,8 por cento.
Portugal é o terceiro país com maior taxa de desemprego (8,2 por cento), menos 0,4 pontos percentuais que a Espanha.