A inflação anual na Zona Euro deve recuar para os 3,3 por cento em Abril, segundo uma estimativa do Eurostat, que também dá conta de uma ligeira diminuição do desemprego em Portugal. Entretanto, o índice de confiança económica diminuiu mais do que o esperado.
Corpo do artigo
A inflação anual na Zona Euro deve fixar-se nos 3,3 por cento em Abril, recuando face aos 3,6 por cento do mês anterior, segundo uma estimativa divulgada, esta quarta-feira, pelo gabinete oficial de estatísticas da União Europeia.
Esta estimativa é publicada mensalmente pelo Eurostat com base nas informações preliminares sobre os preços do mês de referência disponíveis nos Estados-membros, assim como nas informações preliminares sobre os preços da energia, sendo que os números definitivos serão divulgados a 15 de Maio.
Segundo dados do Eurostat, a taxa de desemprego em Portugal em Março registou uma diminuição de uma décima, passando para os 7,4 por cento, enquanto a mesma taxa na Zona Euro manteve-se estável nos 7,1 por cento.
Segundo as estimativas do Eurostat, em Março havia 15,9 milhões de desempregados na União Europeia, 10,9 milhões dos quais na Zona Euro, tendo o número de pessoas no desemprego baixado respectivamente em 93 mil e 26 mil relativamente ao mês anterior.
Entretanto, também esta quarta-feira, a Comissão Europeia publicou um inquérito que dá conta de um nível de confiança económica na Zona Euro de 97,1 pontos, o mais baixo registado desde Agosto de 2005.
Os analistas previam um nível de confiança que rondasse os 99,0 pontos, diminuindo em relação aos 99,6 pontos registados em Março.
Também o índice do clima de negócios, que toma o pulso à confiança dos industriais, diminuiu para 0,44 em Abril, cerca de metade registado em Março (0,79).