Investigadores norte-americanos revelaram esta quinta-feira que uma categoria de drogas classificada como inibidores ACE podem diminuir a pressão sanguínea e evitar o risco de doenças coronárias em doentes com diabetes.
Corpo do artigo
Uma pequena redução na pressão sanguínea, em diabéticos que tomem inibidores de ACE, pode reduzir até 25 por cento o risco de morte por doenças cardíacas, afirmou o James Sowers, da Universidade estatal de Nova Iorque.
«A terapia realizada com o inibidor ACE deveria ser uma componente em qualquer tratamento contra a hipertensão em doentes com diabetes» esclareceu Sowers.
Outro estudo apurou uma redução em 34 por cento na evolução dos diabetes em doentes com pressão sanguínea elevada, após a utilização de inibidores ACE, sublinhou ainda.
A pressão sanguínea alta é considerado um enorme risco para o desenvolvimento de ataques cardíacos e diabetes, as formas mais comuns de doenças coronárias.
Os inibidores funcionam através do bloqueio de enzimas que causam o aperto dos vasos sanguíneos, levando a pressão a aumentar.
James Sowers afirma que os inibidores ACE devem ser usados em combinação com terapia convencional que inclui a utilização de diuréticos e desbloqueadores, de modo a levar a pressão até abaixo de 130/85.
Contudo, mais de 15 por cento dos doentes não toleram os efeitos secundários dos inibidores, pois provoca uma tosse persistente, admitiu Sowers.