As inspecções periódicas a veículos vão passar a ser mais caras a partir da próxima semana, aumentando 47 cêntimos para automóveis ligeiros e reboques e 70 cêntimos para pesados. As inspecções extraordinárias são as que vão sofrer maiores aumentos.
Corpo do artigo
As inspecções periódicas a veículos vão passar a ser mais caras a partir da próxima semana, altura em que entra em vigor a portaria do Governo que actualiza a tabela de preços, publicada esta quinta-feira em Diário da Republica.
As inspecções a automóveis ligeiros e reboques vão sofrer um aumento de 47 cêntimos, passando a custar 22,64 euros, enquanto as fiscalizações a pesados passam a custar 33,88 euros, após um aumento de 70 cêntimos.
Os aumentos mais significativos registam-se nas inspecções extraordinárias, que vão ficar em 79,03 euros, e nas inspecções para a atribuição de novas matrículas que passam a custar 56,51 euros.
Para reinspeccionar ligeiros, pesados e reboques, os proprietários vão pagar 5,68 euros, enquanto a emissão de uma segunda via da ficha de inspecção custará 2,13 euros.
Os valores fixados serão ainda acrescidos de uma taxa de 21 por cento de Imposto de Valor Acrescentado (IVA) e aplicam-se às inspecções obrigatórias, bem como às facultativas.